Projetos de energia desenvolvidos para Smart City

quais as responsabilidades de uma imobiliária
Quais as responsabilidades das imobiliárias?
3 de agosto de 2020
Ideias de quarto de adolescente feminino 4
Ideias de quarto de adolescente feminino
7 de agosto de 2020
projetos de energia em smart city

Inúmeros projetos de energia em Smart City já começaram a ser pensados e retirados do papel. Laguna e Songdo são exemplos em várias questões.  Mas hoje o tema principal é a energia. Ela é essencial para uma cidade se movimentar. Principalmente, uma que tem como base na tecnologia e pensando em seu desenvolvimento.

 

Assim, por isso e por muitos outros motivos já ditos aqui como o impacto de transformação nas nossas vidas, a energia é um dos principais pilares de uma smart city. Tanto é que o Rio começou a modernizar sua iluminação pública pensando nisso. Mas isso deve ser pensado de forma consciente com o outro pilar que é a sustentabilidade. Então, os projetos têm que ser de acordo com um desenvolvimento econômico que não agrida tanto o ambiente.  

 

Por isso, hoje vamos falar de 5 startups que estão inovando nos projetos de energia em Smart City. Claro, que há muitas empresas boas nesse setor com serviços desde veículos elétricos a sistemas de armazenamento de energia. Mas vamos falar aqui daqueles que são apresentadas como grande promessa.

 

1- Projeto de energia da  Energy Pool 

 

A Energy Pool  possui como objetivo reduzir o consumo desnecessário de energia dos cidadãos da smart city. Para isso, utiliza da tecnologia do Big Data que gera dados para serem convertidos e cruzados de forma a resultar nas informações para controle e comando. 

 

Além disso a empresa francesa também oferece monitoramento em tempo real para a visibilidade. Assim essa startup em seu projeto de energia para smart city oferece meios de monitorar e gerenciar os recursos de energia a todos. É o chamado DERMS (Sistema de Distribuição e Gerenciamento de Recursos de Energéticos).

 

Isso ajuda também a se adaptar a todas as mudanças que uma smart city passa.Visto que ela vive em constante mudanças porque sempre há algo novo chegando para ser colocado em prática e ajudar na qualidade de vida. 

 

2- Projeto de energia da Wattie para smart city

 

O projeto de energia da Wattie baseia-se em oferecer informações sobre o consumo na sua casa com análises detalhadas em seu smartphone. Dessa forma as pessoas possuem mais noção do que gasta mais ou menos energia para poderem reduzir o consumo economizando dinheiro e ajudando ao meio ambiente. 

 

O nome desse projeto é HEMS (Sistema de Monitoramento de Energia em Casa) e é holandês. Uma boa saída para o consumo individual das casas. Não há como negar que esse controle auxilia na questão do consumo específico que também contribui significativamente quando levado em conta todos os lares existentes. 

 

3- Projeto de energia da Grid Sentry 

 

A startup americana tem como projeto monitorar os equipamentos de forma remota. Os equipamentos em questão seriam os com linhas de energia. Assim com seus sensores a tecnologia da startup identifica possíveis problemas como a falta de energia antes de serem causados. 

 

Por isso seus benefícios vão muito mais além do tradicional. Trabalham questões como identificar a causa do problema, reduzir risco de incêndio, resposta rápida e planejamentos.  

 

4- Projeto de Energia da Suncil para smart city

 

A Suncil já uniu a iluminação das ruas com energia solar e tecnologia. Ou seja, o projeto além de usar uma energia renovável para a iluminação pública, usa desse artigo para espalhar a conectividade e monitorar a qualidade do ar. Explicando melhor, seria usar das luzes das ruas para fornecer WIFI e monitorar o ar. Só que essa luz sendo produzida de forma sustentável pela luz solar. 

 

A maior diferença é que a luz é de forma triangular com várias placas de painel solar integradas em sua coluna de forma vertical. Isso não altera sua funcionalidade podendo estar em qualquer rua. 

 

5- Projeto de energia da Enlil 

 

Essa startup holandesa já inovou bastante ao usar a energia cinética para para gerar energia elétrica. Melhorando a situação, o projeto utiliza a energia das placas solares usando das vibrações dos veículos. Assim as turbinas eólicas também são giradas pelo vento causado pelo movimento dos carros na estrada. 

 

Dessa forma, essa startup transformou as estradas em potenciais lugares de geração de energia.

 

Bibliografia:

https://www.energydigital.com/utilities/smart-city-energy-startups-top-5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.