Por Carolina Haubrich- Arquiteta
@arqhaubrich
A cada cinquenta anos, podemos reparar o quanto a necessidade do ser humano se modifica e se adapta aos novos costumes, evolução da tecnologia, acontecimentos históricos, entre outros fatos cotidianos do dia a dia.
Nesse momento estamos vivendo a transição para uma Nova Era, do macro parar o micro. Serão novos costumes urbanos, novos costumes profissionais e sanitários que vão transformar nossa maneira de viver e como consequência, nossa habitação.
Os novos lares voltarão a contar com os halls de entrada, que já vinham desaparecendo nos últimos anos.
Sempre soubemos que entrar com os sapatos da rua em casa nunca foi higiênico, mas agora fomos obrigados a colocar isso em prática, o que pode ser feito de uma forma descontraída para que as visitas não se sintam constrangidas. Ter um mobiliário para apoio do álcool ou outro item de higiene será indispensável
E apesar de muita construção já contar com o lavabo na entrada da casa, agora isso vem com ainda mais força.
Ou seja, a entrada da casa passa a ser um local de ritual de higiene pessoal.
Fonte: imagem 01 Fonte: imagem 02
Os costumes profissionais também mudaram bastante, as pessoas passaram a trabalhar mais em casa, então é imprescindível um espaço para tal.
Dependendo da necessidade do cliente, pode ser feito em um ambiente exclusivo para atividade, pode ser um móvel reversível ou até demarcado por uma pintura diferente. Tudo vai depender do seu estilo!
Fonte: imagem 03 Fonte: imagem 04
A temporada de lazer e entretenimento em casa também será aberta, uma vez que restaurantes e eventos contarão com público reduzido devido às recomendações sanitárias.
Mesmo com poucas pessoas, as recepções em casa vão se tornar uma saída para a socialização, o que vai influenciar nos ambientes integrados, nos sistemas de som, tv e iluminação
Fonte: imagem 05
Fonte: imagem 06
As pessoas vão buscar mais o contato com a natureza e com o externo, mesmo dentro de casa. Então é ideal que os próximos apartamentos contem com sacadas e janelas amplas. Se não for possível o ideal é trazer a natureza para dentro de casa com jardins verticais ou vasos de plantas. A cor e o cheiro da natureza influenciam nosso psicológico e criam a sensação de bem-estar.
Fonte: imagem 07 Fonte: imagem 08
FONTES:
imagem 01: https://www.casadevalentina.com.br/projeto/para-um-casal-apaixonado-pelo-mar/
imagem 02: https://www.liketoknow.it/ltk/2pzO9eTs7N7NFSh2Xcfei?product=9cf71222-8849-11e8-9fed-0242ac110002
imagem 03: https://www.houseandhomereview.com/home-office-design-tips/
imagem 04: https://cozylittlehouse.com/2015/10/no-room-for-home-office-but-wait.html#more
imagem 5: http://www.tuorganizas.com/
imagem 7: http://casatreschic.blogspot.com/2019/06/subindo-pelas-paredes.html?m=1
imagem 8: http://marielydelrey.com/blog/decoracao-com-plantas/
2 Comentários
Amei todas as considerações! Já estou aplicando na minha casa as dicas de sapatos na porta, cantinho para higiene com álcool gel e com certeza um clima de natureza em casa influencia muito nosso bem-estar!!
Ótimo texto 👏🏻👏🏻❤️
Ficamos felizes de você já estar conseguindo aplicar na sua casa para um maior bem-estar nesse período que vivemos. É necessário se adaptar e com certeza você já saiu na frente.