Varandas ganham novo uso na pandemia. Antes nem tão utilizadas e valorizadas, hoje ganharam o papel de um dos espaços mais importantes da casa. O aumento da procura por imóveis com esse espaço aumentou consideravelmente e não foi sem razão. Na verdade, foi revelando uma tendência para o pós pandemia.
A arquiteta Marcela Serrano, do escritório Bel Castro Arquitetos indaga: “No que sua varanda se transformou durante a quarentena? Home office; sala de aula; oficina de trabalhos manuais; palco; plateia; área de exercícios; de lazer; de descanso; de pegar sol; de encontro; de refúgio; novo local das refeições; floresta; salão de beleza…. Ou todas as opções?”.
Essa é uma das justificativas mais importantes. As pessoas aprenderam a versatilidade de usar esse espaço. Não é mais só um lugar para receber os amigos. É um lugar para poder se sentir vivendo e em comunhão com o exterior. Até mesmo por ser um lugar de espaço mais aberto permitindo praticar diferentes coisas com mais liberdade.
Ela confirma mais ainda isso ao afirmar que durante a pandemia do novo coronavírus esse espaço ganhou um novo sentido e virou multiuso, abrigando diversas utilidades de acordo com a hora do dia e a rotina de seus habitantes.
Varanda de Julieta
Desde sempre a varanda existia. Histórias como de Romeu e Julieta já a envolvia dentro do drama com grande importância. Ela só ganhou um novo significado e molde. Podemos dizer até que ampliada da forma antiga de sacada. Mas sempre foi uma conexão com o externo.
Como diz Marcela Serrano: “A varanda é o lugar da casa onde nos sentimos mais próximos ao mundo externo. Nela, tiramos um pouco a impressão de clausura, aumentamos o contato com a rua e nos sentimos mais próximos à natureza.”
Isso só foi mais ressaltado com a pandemia. Porque agora não temos como ter esse contato com o exterior da forma natural de antes. Ocasionando a maior valorização aos nossos olhos, o que implica em uma tendência no mercado.
Os novos apartamentos serão construídos com esses espaços, como os gardens já estavam sendo feitos, pensando em valorizar essa conexão. Acima de tudo os momentos de lazer que esse espaço pode trazer. A qualidade de vida é cada vez mais essencial. Descobrimos mais ainda isso na pandemia. Não tem como regredir disso.
O único ponto que fica nesse redescobrimento é a decoração, já que ela será muito do reflexo do seus usos. Se você a usa para brincar com seus filhos de algo como correr, não há como querer colocar nada de vidro por perto. Caso você a use para meditar, pode combinar com uma horta vertical, já que o verde também traz paz.
Obviamente, o espaço da sua varanda vai ditar muito o que pode ser feito. Afinal, o que mais se tem revelado nesta pandemia é o que espaço dentro de casa tem muita importância. Principalmente, quando compartilhado com outras pessoas ou pet. Assim um novo morar está sendo construído.
A varanda só vem a agregar a isso. Não tem como ser mais um canto qualquer, mas sim um espaço a ser explorado e muito bem aproveitado. A vida também se passa ali e agora como um toque a mais que quem dita é você de acordo com o que precisa.
Escrito por Bruna Crispim e Marcela Serrano
Imagem Principal: Marcela Vilas Boas
Imagem Varanda de Julieta e Imagem 2