Valorização da arquitetura na pandemia

Smart City: Relação com o desenvolvimento econômico
22 de julho de 2020
Declaração de imóveis no Imposto de Renda
27 de julho de 2020
Valorização da arquitetura na pandemia

A valorização da arquitetura na pandemia não começou em si apenas pelo fato de estarmos trancados dentro de casa. É muito mais do que isso. Há o envolvimento de repensar toda a estrutura que se tem nas casas e nos ambientes corporativos para um local cada vez mais factível a segurança da não contaminação pela doença. 

Evolução da Arquitetura

A arquitetura assim como as diversas áreas evoluiu com o tempo. Principalmente, de acordo com as necessidades exigidas até mesmo nas outras pandemias que já houveram. Até porque se você parar para pensar as casas antigamente não eram arejadas, iluminadas e outros aspectos essenciais. 

 

Os projetos de residências foram mudando com o tempo para se adaptar ao que era essencial e melhor a cada época. No momento atual, não é muito diferente temos que repensar os ambientes para a convivência com o vírus de forma a evitar que se alastre. 

A valorização da arquitetura na pandemia pelas suas diversas frentes

A princípio até parece um pouco inusitado, mas se você parar para analisar, na verdade tem tudo a ver. A arquitetura vai muito além de projetos de casas espetaculares, decoração ou qualquer coisa próxima disso. Na verdade ela tem relação com a infraestrutura residencial e até de cidades. 

 

Isso envolve questões como repensar os espaços, colaborar para o saneamento, adequar espaços públicos, o suporte para idealização das smart cities, pensar em ambientes arejados e no problema do ar condicionado nessa pandemia, entre muitos outros. Na verdade, a arquitetura é essencial para ajudar no déficit habitacional do país. 

 

Afinal, não é só ter uma casa. O arquiteto é responsável por ajudar a entregar uma casa com  qualidade. Essa valorização da arquitetura percebe-se, hoje, como questão de saúde pública. Já que com a pandemia caiu a ficha de que ter 6 pessoas dividindo um único quarto sem estrutura básica nenhuma só agrava em qualquer situação. 

 

Assim se comprova que bons projetos feitos com arquitetos são essenciais desde antes. Não há como negar. Agora, então mais ainda. Pois, é a área que vai traduzir as necessidades para se tornar viável estarmos em um mesmo lugar durante o processo da pandemia, visto que teremos que conviver com o vírus. Sendo depois a responsável por traduzir as lições aprendidas e as mudanças que realmente ficarão. 

 

Claro, que não veio só dessa linha a valorização da arquitetura na pandemia. Esse caminho, talvez, seja o que melhor represente sua importância para o mercado imobiliário e os desafios mais importantes da profissão 

As casas ganham outra importância na pandemia

Os lares em si também ganharam um novo olhar. Como diz a arquiteta Franciny Gonçalves: “Com essa permanência dentro de casa, percebo que os lares que antes eram vistos por muitas pessoas apenas como um local para moradia, tem se transformado em um local de trabalho e lazer.”

 

Essa realidade condiz muito pelo fato de nos vermos obrigados a se adaptar a realidade do home office como única forma de continuar a trabalhar na pandemia. Isso fez muitas pessoas observarem como suas casas não era preparadas para isso. 

 

Não há um espaço apropriado para a concentração como nos escritórios. Assim como não há estrutura seja pela  internet, aparelhos, filhos em casa, barulhos ou até mesmo distrações. A produtividade e o tempo acabaram por ficar desregulados.

 

Assim ela ainda afirma  que “Durante as necessidades é que valorizamos o que é essencial para se viver com conforto. Nesse momento, ter uma casa bem projetada tem feito a diferença na vida das pessoas.”

 

A valorização da arquitetura, portanto, vem da contribuição que ela traz para a qualidade de vida no cotidiano. Percebeu-se a importância de ter um espaço organizado, bonito e harmônico. Não como um capricho, mas como necessidade. 

 

A casa virou a referência para tudo na vida das pessoas. Tudo está acontecendo nesse espaço. Então, ter as funcionalidades práticas, espaço para lazer e sua cara nela viraram mais do que um diferencial. É a nova liga que sustenta o bem-estar. Por isso ela afirma “ Estar com seus familiares em um ambiente confortável, ventilado e iluminado, tem sido com certeza a maior procura de todos.”

A valorização da arquitetura na pandemia por um novo olhar

Um novo olhar foi despertado depois que houve uma pausa na correria do dia a dia para perceber que talvez aquele quarto de hotel possa ser bom ter um próximo disso na sua casa. Quem sabe trazer aquela temática que você tanto gosta de algum lugar? Ou até mesmo a áurea de aconchego e elegância do restaurante que mais ama?

 

Para além disso, percebemos que a arquitetura é essencial e o quanto deve ser valorizada. Não dá para deixar sua casa apenas existir por existir sem pensar no que ela pode agregar de diferente a você e sua família. Afinal, foi ali que você escolheu passar seus dias e construir um lar. 

 

O melhor de tudo é que não dá mais para negar que a arquitetura é necessária para além disso. Ela é vital para repensar o modo que vamos pode ocupar os lugares, as empresas e facilitar nossa vida na volta para casa. É a integração de um mundo desde a infraestrutura no macro aos detalhes com a decoração no micro para trazer um novo amanhã. A valorização da arquitetura é um caminho sem volta. 

 

Por: Bruna Crispim e pela arquiteta Franciny Gonçalves

 

 

Referências:

Link 1

Link 2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.