Vale a pena investir no mercado imobiliário?

Alugar ou comprar?
6 de maio de 2020
Eis a questão: Apartamento novo ou usado?
11 de maio de 2020

Por que investir no mercado imobiliário?

 

Muitas vezes só de ouvir a palavra mercado de algo já congelamos pensamos em como é complicado se inserir nesse novo mundo de negócios. Com o mercado imobiliário não é diferente, quanto mais ao lidar com valores e patrimônios de valores tão elevados. Por isso mesmo precisamos desmistificar isso aos poucos para podermos avançar mais e mais permitindo o acesso a todos. Além de melhorar o processo de tomada de decisão. Afinal não se brinca com dinheiro, não é mesmo? 

 

O mercado imobiliário como tantas outras formas de investir possui suas vantagens e desvantagens. Vamos começar pelas vantagens.

 

Tradicional

 

O setor imobiliário é visto como um departamento mais tradicional e conservador. Isso tudo porque é um mercado em que há segurança e uma boa valorização. Pois é um bem tangível, que ainda que possa ter épocas de uma baixa valorização não cai muito da sua faixa de preço normal. Uma proteção a famosa inflação. Mesmo em crises é possível continuar ganhando dinheiro com aluguéis, venda, revenda ou especulação.

 

Demanda alta

 

A demanda por imóveis normalmente tende ser a alta. Sendo justificada pela própria necessidade ou por fatores como linha de crédito e a moeda brasileira desvalorizada. 

É um mercado que nunca para de fato a procura. Até porque as mudanças ocorrem de forma devagar, ou seja, os ciclos são longos a ponto de levar meses diferentemente dos outros investimentos financeiros. 

 

Baixa Liquidez

 

Porém, como tudo não são flores. O imóvel por ser tangível, mesmo em um lugar com alta procura, não é vendido tão rapidamente. Deve-se esperar um comprador e todo o processo acontecer. Só se vende mais rápido, caso você peça um valor abaixo do mercado. Assim é um ativo imobilizado, isto é, um dinheiro imobilizado e que não pode ser usado em nenhuma necessidade brusca. Não pode contar com ele para uma emergência. 

 

Outras formas de investir

 

Outras formas de investir são por meio do mercado financeiro com fundos imobiliários, letras de crédito imobiliário, letras hipotecárias, certificado de recebíveis imobiliários e título de crédito imobiliários que são diferentes maneiras de você injetar dinheiro no mercado imobiliário seja emprestando dinheiro a uma corretora ou ao banco que permite o crédito de financiamento. 

 

E agora?

 

O primeiro passo é analisar seus critérios e desejos para ver o que melhor lhe atende. Depois é partir para a prática e colocar seu dinheiro para trabalhar. O importante é investir fazendo bons negócios dentro do seu perfil.

Esse não é um assunto fácil. Então se ficou alguma dúvida manda para a gente, vai que sua dúvida não é a de outras pessoas também?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.