Se a vida já nos coloca muitas dúvidas, imagina o sonho de comprar um apartamento. Mas só de fechar os olhos e se imaginar se jogando em um sofá totalmente seu depois daquele dia de trabalho cansativo, já dá pra sentir até a paz que deve vir.
Antes disso, porém você deve ter se deparado com a dúvida que é quase um “ser ou não ser” de toda compra de um bem de grande valor: “Novo ou usado?”. Então, vamos falar dos diferenciais de cada um.
Comprar um imóvel usado exige prestar atenção em vários pontos importantes.Esses temas principais, no entanto, mudam dependendo da quantidade de anos que cada imóvel tenha 20, 30, 40, 50. O motivo é porque a alvenaria, forma que se estrutura um apartamento, é diferente de acordo com as épocas. Isso influencia em poder ou não tirar paredes para reorganizar em uma obra.
1- Valor: Normalmente, a pessoa que possui um apartamento antigo e que não o tenho renovado muito está apta para um negociação. Até porque provavelmente ela deve estar precisando também do dinheiro. Então, é possível pagar mais barato em uma boa localização.Porém, deve se levar em conta e incluir o preço da reforma que será exigida.
2- Tamanho maior: Os apartamentos antigamente tinham mais espaço físico que hoje em dia. Principalmente, nos grandes centros urbanos. Um exemplo que comprova isso é que em quase todos havia quarto de empregada, área de serviço. Ou seja, atendem muito bem famílias grandes.
3-Paredes mais espessas: Antigamente, as paredes eram mais grossas o que evitava os ruídos passarem facilmente de um lugar para o outro. Mas que também pode ser um empecilho para o sinal de Wifi passar mais facilmente hoje em dia.
1-Manutenção: Talvez o imóvel precise de reforma para se adequar às necessidades. Por exemplo, é muito comum apartamentos antigos terem poucas tomadas e você terá que consertar isso. Além de gastos com conservação e manutenção. Esse valor investido deverá entrar nas suas contas do valor do imóvel.
2-Área de lazer: Imóveis antigos geralmente não foram projetados para ter uma boa área de lazer comum como os novos apartamentos, pois não era visto como uma necessidade na época em questão.
3-Documentação: Todas as documentações e certidões devem ser verificadas, pois pode ser que haja algum débito de outros moradores pendentes ou até uma própria burocracia com a escrituração se tiver em inventário, algo do tipo.
Um imóvel novo possui a vantagem de você ser o primeiro morador. Pode decorar e fazer o que quiser. Nenhuma história o marcou antes. Não há defeitos aparentes até por sua modernidade na construção.
1-Pagamento: Um imóvel novo frequentemente possui maiores possibilidades de pagamento até pela própria possibilidade do financiamento. O que depende muito de uma negociação.
2-Valorização: Quando você compra um imóvel na planta há a vantagem de quando esse imóvel ficar pronto valer muito mais do que o valor pedido na planta.
3-Não precisa de reforma: Não preciso nem justificar muito esse ponto é praticamente só entrar e morar.
4-Área de lazer: O lazer virou algo muito importante para todos nós. Por isso, os novos prédios investem muito nisso vendo essa partes até como uma extensão do próprio prédio.
1-Preço: Em tese, por causa da facilidade do financiamento o apartamento pode sair mais caro que o valor definido pelo pagamento dos juros. Mas a valorização compensa e a falta de investir em reformas também é uma vantagem.
2-Tamanho: Os novos empreendimentos tendem a oferecer moradias menores. Mas isso é uma questão a ser analisada de acordo com sua necessidade de espaço.
3-Entrega das chaves: Algumas vezes ocorre atraso na entrega dos apartamentos, o que pode atrapalhar a vida do comprador. Mas vale lembrar que pela legislação só é permitido um atraso de 6 meses.
4-Não há como ver o apartamento: Como você está comprando na planta, a residência ainda não existe. Você terá que esperar para ver como ficou e se bate com suas expectativas de acordo com o apresentado antes.
Agora é sentar e analisar quais são os fatores mais importantes para você. Uma boa dica é começar pensando até quando precisa desse apartamento pronto, depois comparar quais são as características mais importantes para chegar a grande decisão.
Fácil, não é. Mas só você pode saber o que é melhor para lhe atender. Por isso, comenta aqui embaixo qual seria o perfeito: novo ou usado?