Dizem que viver é escolher. Não tem como negar que vivemos a tomar muitas decisões durante nossos dias. No entanto, à medida que crescemos essas ações se tornam mais importantes e com temáticas maiores que podem mudar nosso caminho por um bom tempo. Optar por alugar ou comprar um imóvel se enquadra nessa questão. Mas vai além, mexe com seus sonhos.
Comprar um imóvel, normalmente, vai além do financeiro ao envolver um sentimento de realização pessoal. Imagina entrar em sua casa, com suas coisa em volta, podendo jogar as chaves na sua mesa e se se jogar no seu sofá para relaxar. Olhar ao redor e vê sua cara em cada cantinho, sua história em cada detalhe. O orgulho que dá, vai além do alívio. A certeza de ter crescido, já que ter seu espaço vai além de preservar sua intimidade.
É um passo muito importante que traz a paz da estabilidade e do conforto de ter realmente um lar fixo totalmente seu. O sonho muitas vezes escutado desde sempre pelos pais como marco de independência. Real símbolo de ser gente grande verdadeiramente dona de si.
Até porque ao comprar um apartamento você está investindo em algo tangível que estará contigo pela vida toda. O que leva a um status de amadurecimento, visto que pessoas que possuem seus próprios imóveis em geral possuem carreira e família consolidada. Possibilitando investir seu dinheiro em uma conquista nesse nível. Demonstra responsabilidade.
Investir, sim. Porque ao comprar você está pagando por algo seu. É um dinheiro com retorno, principalmente se o imóvel estiver em tendência de valorização. Ou seja, é a união de segurança e investimento.
Sendo melhor ainda se você for capaz de investir em obras a princípio para sua personalização, isto é, deixar com a sua cara, mas que acaba agregando valor. Por exemplo, obras para unir cozinha e sala em conceito aberto, modernização de banheiros,criar um espaço gourmet na varanda, etc. Práticas que facilitam sua vida, dão vida ao ambiente, caracterizam e aumentam o valor do seu imóvel.
É uma forma atrativa para quem está saindo de casa ou se mudando de forma mais imediata. Além dos que ainda não podem comprar ou construir seu próprio lar. Visto que é não é uma dívida de longo prazo como um financiamento e nem envolve gastos com reformas e manutenções.
Porém, há um limite para deixar o ambiente com sua cara ou melhorar. Já que ao investir em modificação perderia o dinheiro. Da mesma forma que o dinheiro do aluguel é um compromisso do seu dinheiro sem retorno para sua mão de fato.
Além disso é preciso levar em conta o reajuste anual e as possibilidades de ter que se mudar sempre. Como assim? Como ao encontrar um aluguel mais barato ou o dono do imóvel não querer renovar contigo novamente.
A vantagem principal, portanto, é a liberdade de não estar fixado se precisar se mudar e a falta de obrigações com a conservação do apartamento.
Analise muito e faça as contas. Veja em qual fase da sua vida você se encontra,quanto tempo pretende viver na cidade em questão, a segurança para poder pagar pelo imóvel, o retorno que esse imóvel pode lhe dar, e todos os demais fatores.
A chave é olhar para o futuro e imaginar as características e ponderações sobre ele para dar um passo certeiro. Só você pode saber o que é melhor para você.