COMO A POLÍTICA INFLUENCIA O SEU PODER DE COMPRA NO RAMO IMOBILIÁRIO
20 de janeiro de 20235 MOTIVOS QUE FAZEM DA GLÓRIA UM BAIRRO SEGURO PARA MORAR
2 de fevereiro de 2023
UMA NOVA CONFIGURAÇÃO URBANA PARA A GLÓRIA
Oficialmente temos um novo Rio de Janeiro em 2023. O prefeito Eduardo Paes assinou um decreto que legitima a transferência da administração do bairro da Glória para a subprefeitura do Centro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município. Muitos questionamentos foram levantados a partir da decisão do prefeito do Rio, um deles é: o que irá mudar? O ex-administrador da 4ª região administrativa da Zona Sul, Rodrigo Pian, comenta sobre essa transferência. O primeiro ponto da análise feita por Pian foi as transformações sofridas pelo bairro da Glória ao longo dos anos, e que por seu grande valor histórico-cultural, é tratado com muito esmero e atenção pelo poder público: “O bairro da glória sempre foi objeto de preocupação do poder público. Lá estão concentradas muitas relíquias da arquitetura e da história da cidade. Durante o tempo que estive na Prefeitura, a lindíssima Praça Paris, o Chafariz da Glória e também o Outeiro da Glória sempre estiveram no script de revitalizações municipais. Isso sem falar no Parque do Flamengo como um todo, já que também tem em sua extensão uma grande parte no bairro.”
Outro ponto fator de incentivo para a agregação da Glória ao Centro, é o processo de revitalização da região que começa perceber as mudanças e os investimentos que têm sido feitos nos últimos meses e que consequentemente, tem atraído desde novos interessados nos empreendimentos que permeiam por ali, quanto investidores que buscam novas possibilidades. Rodrigo comenta: “O bairro da glória sempre teve essa característica fronteiriça entre a zona sul e o centro. Na minha opinião, é uma ótima forma de sublinhar e agregar o charme da região mais famosa da cidade com o utilitarismo e nova configuração urbana e até residencial que o centro da cidade está ganhando.”
Com relação ao valor de mercado, Pian acredita que empreendimentos como o Glória Del’Art, irão passar por um processo de valorização decorrente do processo de transferência, pois agora, existe uma nova gama de investidores e interessados que buscam atender as necessidades do Centro e da Zona Sul do Rio, tornando-se uma opção para quem busca um bom tráfego entre as duas regiões. “Acredito que os imóveis da região possam ganhar os dois lados positivos de porções distintas da cidade. A glória, por toda sua riqueza arquitetônica, jamais perderá o charme e glamour da zona sul. Ao passo que essa aproximação com o centro, trará ao bairro esse frescor pretendido pela prefeitura com a total revitalização e reconfiguração dessa área fulcral da cidade.”, comentou Pian