Sim, é possível fazer a transferência de financiamento imobiliário. Porém, algumas regras e cuidados são exigidos para a segurança de todas as partes envolvidas. Afinal, um financiamento imobiliário é um compromisso de valor alto por isso um regimento próprio faz todo sentido ainda que haja muitas facilitações visando o combate ao déficit habitacional.
Primeiramente, é necessário que você entenda que até a quitação do financiamento, independente da modelo escolhido, você ainda não é dono do imóvel. Ou seja, o proprietário do imóvel é o banco.
Assim faz todo sentido que o banco seja comunicado da transferência. Até porque nesse sentido ele deve aprovar a nova pessoa que assumirá a dívida. Afinal, é o dinheiro dele que está em jogo.
É só pensar, se você fecha um negócio com João, depois ele quer colocar Maria para pagar as demais prestações, você no mínimo irá querer saber se Maria consegue realmente te pagar. Depois disso, verá se aceita a proposta ou não, já que possui um contrato que te resguarda nessa situação.
É a mesma coisa com o banco. A instituição irá analisar todo o histórico da pessoa da mesma forma que fez na hora de te conceder o financiamento para dessa forma poder ter noção da capacidade dela de honrar o compromisso com as prestações. Depois disso, eles irão aprovar a transferência ou não.
A segurança do primeiro comprador ao informar ao banco consiste no fato de que se você não fizer isso e a pessoa não honrar com o pagamento das prestações, seu nome irá para no SERASA E SPC.
Nesse caso, você pode sugerir fazer um contrato também denominado “contrato de gaveta” entre você e a pessoa para achar que está seguro e respaldado caso isso ocorra. Sinto te informar que não funciona desse jeito. Se a instituição de crédito não assinar aceitando, a responsabilidade é sua, por isso a penalização pelo não cumprimento também será.
Esse processo segue a mesma lógica do contrato de compra e venda ou recibos, eles não tem validade perante a lei. Como já falamos aqui, só a escritura assegura nesse caso comprova quem é o dono. No caso da transferência de financiamento imobiliário é só a documentação com confirmação do dono, banco.
É imprescindível fazer tudo conforme os transmites legais e deixar tudo regularizado. Isso evita dores de cabeça que podem gerar gastos maiores no futuro sobretudo quando falamos de compra de imóveis que envolvem sonhos e muito dinheiro.
Vale ressaltar que dependendo do caso pode ser uma boa opção optar pelo refinanciamento do imóvel.
Ao comprar um apartamento na planta com uma construtora consagrada no mercado como a Valente, você acaba por fugir de todas essas problemáticas e qualquer burocracia assim como se fizesse com uma imobiliária. Afinal, nossa empresa possui profissionais habilitados para isso. Permitindo que o processo seja muito mais rápido e eficaz.
O financiamento imobiliário permite você comprar o seu sonho, nós construímos o seu desejo de lar. Por isso, facilitamos ao estar alinhado com todos desse processo e ao ter um time super apto a lhe ajudar no que precisar. Você não encontra só o seu sonho de casa, mas sim parceiros.
Então, pode deixar seu coração se encantar pelo seu futuro lar sabendo que a mente continuará a dormir tranquilamente. Só escolher qual o melhor para você: Pura (Ipanema), Valente 30 (Tijuca) ou Corporate (Ipanema).