Rio de Janeiro começa o sistema de iluminação Inteligente

Qual a diferença entre avalista e fiador?
13 de julho de 2020
Varandas ganham novo uso na pandemia
17 de julho de 2020

Rio de Janeiro começa o sistema de iluminação inteligente. A discussão sobre cidades inteligentes cresce mais a cada dia.( Se você não sabe o que é uma cidade inteligente clique aqui).  Algumas estão sendo construídas do zero para isso. Outras, como o Rio de Janeiro, estão tentando encontrar uma forma de alcançar o mesmo resultado ainda que com as barreiras do já existente. 

 

Isso porque se adaptar e modernizar algo que já existe não é tão fácil quanto começar do zero. Muitas vezes é até mais caro pela estrutura já condizente na realidade. O Rio de Janeiro, no entanto, ao invés de reclamar está começando a fazer por onde.

 

Não há como negar que o caminho ainda é muito grande pela frente. Isso é óbvio. Assim como também temos outras questões por ser em um país emergente. Porém, alguns passos têm sido dados. 

 

Foi o que aconteceu no dia 02/07/20. O prefeito Marcelo Crivella entregou os primeiros pontos de iluminação inteligente pública. As primeira 275 lâmpadas inteligentes foram entregues no bairro de Madureira. 

 

Mas o que é isso exatamente?

 

 A iluminação inteligente nada mais é que trocar as lâmpadas normais de vapor de sódio por uma de LED. Alterando assim o consumo de energia, já que a de LED consome 50% a menos energia. Ou seja, uma economia nos cofres públicos que podem investir em outra área como saúde, educação e também um benefício ao meio ambiente. 

 

A ideia do projeto que custa inicialmente R$ 1,4 bilhão é renovar 70% da cobertura em 2 anos, o que gira em torno de 500 mil lâmpadas. Sendo que haverá também troca de postes em alguns casos. Valendo ressaltar que a duração das lâmpadas fica em torno de 10 anos. 

 

Além disso o projeto conta com passos mais importantes no caminho de uma cidade inteligente. Primeiramente, a instalação de 11 mil câmeras de monitoramento para maior segurança. Sendo que 40% destas contarão com tecnologia de reconhecimento facial, uma das mais modernas.  Depois a criação de 5 mil pontos de acesso a Wi-fi para inclusão digital como ocorre também nos pontos turísticos de outros países. 

 

No mesmo caminho de relevância há 6 mil controladores de semáforos para o foco de melhoria no trânsito. O mais importante a se testar, talvez, seja os 4 mil bueiros inteligentes que podem ajudar a evitar entupimentos que causam enchente com chuvas fortes. Já que eles avisam quando estão perto de entupir por ter sensores de resíduos sólidos, ou seja, de lixo. 

 

Toda essa estrutura será montada e controlada em uma central que será construída.Usando inclusive fibra óptica.  Para isso se concretizar foi feita a parceria do órgão público com 5 entidades privadas. O consórcio é chamado Smart Luz integrado a RioLuz.

 

Esse é um caminho para a modernização da cidade em busca dos padrões futuros, mas acima de tudo para trazer também mais conforto e segurança para os turistas e moradores. Quanto mais com a chegada do 5G ao Brasil a tendência é isso aumentar e melhorar cada vez mais. Não há mais como negar a importância da tecnologia para nossa qualidade de vida. 

 

Agora, é aguardar a continuação do projeto, fiscalizar e observar os resultados. 

 

Você concorda que é um grande passo?

 

Referências:

Imagem

Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.