Qual a diferença entre avalista e fiador?

apartamento Garden
Apartamento Garden: 5 motivos para escolher
10 de julho de 2020
Rio de Janeiro começa o sistema de iluminação Inteligente
15 de julho de 2020

O processo de compra ou de alugar um apartamento sempre envolve muitas etapas e termos que não são muito claros. Alguns já foram esclarecidos aqui como o financiamento, entrada, entre outras. Afinal, não é uma coisa que se faça todo dia para estar nítido a todos. Isso acontece principalmente com o tema que vamos falar hoje. A confusão para saber a diferença entre avalista e fiador.

Muitos pensam ser a mesma coisa. Pior, às vezes nem sabem o que precisam ou qual sua obrigação na hora de aceitar ser. Sendo que essa dúvida não fica só no mercado imobiliário. Inclusive, abrange até empréstimos de dinheiro. 

Não há como adiar mais. Você vai ter que aprender mais cedo ou mais tarde. Então, vem com a gente lendo esse post até o fim. 

O que é um avalista?

Avalista é a pessoa que dá um aval. Isto é, garante financeiramente o pagamento da dívida. Se a pessoa não pagar, o avalista paga. Mas aí que aparece a primeira diferença. Não é a dívida completa com juros e encargos. Ele se encarrega apenas da dívida bruta. 

Até porque o avalista é visto como um co-devedor. Isso é, ele pode ser acionado a qualquer momento da execução. Não há diferença entre ele e o devedor. Ou muito menos uma ordem para ser contatado. Isso porque a responsabilidade é solidária. Ou seja, os dois são devedores da dívida integral sem diferenciação. 

Por isso mesmo para ser aprovado é avaliado se há pendências financeiras e precisa possuir um outro imóvel que não resida como garantia em caso de inadimplência. Podendo assim se excluir o devedor depois. 

Além disso o avalista assina um título de crédito garantindo pagamento de uma letra de câmbio, nota promissória, cheque. Sendo ligado como obrigação pelo título, mas não expondo os bens a penhora. O que é importante para quem tem família. 

O que é um fiador?

O fiador também garante o pagamento do imóvel ou do aluguel. Diferentemente do primeiro caso, ele paga a dívida completa com juros, encargos e tudo o que possa ser incluído. 

No entanto, não pode ser o primeiro contato para pagamento em caso de inadimplência. Como assim? O devedor deve ser sempre o primeiro contato. Depois de insistir e não haver resposta, aí sim pode se contatar o fiador para o pagamento. Isso porque aqui a obrigação é subsidiária, ou seja, só transferida depois de esgotadas as alternativas com a primeira opção.

Assim diferente do avalista em que a dívida pode ser considerada de dois com um terceiro. No fiador a dívida é sempre de mão única, porque ele só entra se for para substituir o primeiro.

Até porque o fiador não assina um título, mas sim um contrato ressaltando sua obrigação em relação a um devedor específico. Ou seja, é se liga por uma documentação escrita e formal.

Por isso, para ser aprovado como fiador será avaliado se possui pendências financeiras para averiguar se pode cumprir todas as cláusulas do contrato. Além da necessidade de ter um imóvel, mas diferente do avalista é possível morar nesse imóvel. Portanto, sendo mais fácil de encontrar alguém para ser. 

Vale ressaltar que em caso de fiador é possível penhorar um imóvel desde que não afete ao cônjuge dele. Ou seja, só entrando na penhora, a parte do fiador, não do outro integrante do casal.

Pense!

Se você está comprando um imóvel e precisa de uma pessoa para desempenhar um desses papéis, pense bastante em quem chamará. Mostre a ela seu compromisso, suas garantias de que irá pagar, comprove para poder ter a confiança. Afinal, você não está pedindo qualquer coisa.

Já você que vai ser o avalista ou financiador, preste atenção a pessoa que você estará ajudando. A responsabilidade pode se tornar sua e colocar em risco seu patrimônio. 

Você até pode entrar na justiça depois se der errado, mas possivelmente o processo será inviabilizado se o devedor não tiver como pagar. Por isso tenho o máximo de confiança possível de que haverá o pagamento da dívida.  

Outra coisa tenham todas as suas informações em dia. Inclusive declarações de impostos, dados do CPF, tudo será averiguado para poder ser aprovado. 

 

 

2 Comentários

  1. Sou a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  2. Curso Online disse:

    Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.