A Tijuca é um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro. Talvez, até um dos mais antigos. Não há como negar sua força. Tanto é que quem é mora lá tem orgulho de levantar a bandeira do sou “tijucano”.
Se você vai se mudar para o Rio ou já é morador, é bom ter em vista esse bairro. Primeiramente, pela localização entre zona norte e zona sul que facilita a mobilidade entre as duas zonas. Depois por muito outros motivos desde praticidade a lazer.
A Tijuca como muitos bairros do Rio sofreu o processo de favelização. O que levou a retirada de algumas famílias tradicionais do local.
A partir de 2010 com as UPP’s começou a retomar seu lugar de valorização. Porque as pessoas começaram a sentir a segurança novamente no bairro. Hoje, voltou a ser um bairro de grande aposta no Rio de Janeiro e familiar.
A Tijuca conta com uma boa infraestrutura de transporte. Não há como negar. Possui inúmeras linhas de ônibus. Integrando o bairro com vários outros.
Há ainda o metrô com 4 estações: Saens Peña, Uruguai, São Francisco e Afonso Pena. Que facilita a mobilidade de forma mais rápida e segura.
Outro diferencial é possuir faixas para ciclistas. Podendo contar ainda com as diversas estações para retirar as famosas bicicletas do projeto Bike Rio.
Além de táxis, uber, mototáxis e até trem conectado pela estação Maracanã.
A Tijuca é um dos bairros com mais árvores no Rio, mesmo com a urbanização. A natureza ainda se faz presente fortemente. Tanto é que seu nome já faz referência a natureza.
Isso é muito bem garantido pelo Parque Nacional da Tijuca com seus 39,51 km². Considerado, apesar do debate, uma das maiores florestas urbanas do mundo.
Isso tudo, podendo ser aproveitado com trilhas, passeios ao ar livre, escalada, cachoeira ou só olhar a vista maravilhosa mesmo. E pensar que isso começou faz tempo com D. Pedro II.
Morar na Tijuca é ter tudo bem perto de você. Começa com universidades como a UERJ, passa por colégios como Pedro II e o Militar. Mas não para aí.
Há hospitais como o Pedro Ernesto. Shoppings, igrejas, muito comércio de rua de todos os tipos. Na verdade, o comércio de rua é uma grande tradição do bairro. Não é difícil encontrar o que se precisa por lá mesmo.
Se você quer um bairro que bate forte o coração do samba carioca. Com certeza é na Tijuca. Possui 3 grandes escolas de samba só para começo de conversa: Salgueiro, Unidos de Vila Isabel, Império da Tijuca e Unidos da Tijuca.
Sem falar que a maioria dos bares que se preze por lá possuem um bom samba de fundo para acompanhar aquela cerveja gelada.
Se você gosta de história e observar a arquitetura dos lugares antigos. Esse também é o bairro certo. Monumentos como a Igreja de São Sebastião e o Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro estão lá. Contando inclusive com o Centro de referência da música carioca.
Se você ainda não se convenceu que a Tijuca é seu lugar. Visite o bairro e descubra sua energia. Com certeza, a pulsação dele pode ser o xeque mate que faz. Porque esse com certeza é um dos bairros mais completos do Rio de Janeiro. Você pode ter certeza. Do lazer a praticidade, nada falta por lá.
Comenta aqui se você também é um apaixonado pela Tijuca.