Comprar um apartamento talvez seja a maior compra da nossa vida. Além de lar é patrimônio e investimento. Por isso muitas dúvidas surgem para serem analisadas. Adquirir um imóvel ainda em projeto ajuda em alguns quesitos. Por isso, vamos falar deles hoje aqui.
Uma construtora só investe seu dinheiro em áreas que são valorizadas ou possuem potencial para isso. Elas estão de olho nas pesquisas e tendências do mercado. Isso já demonstra que seu dinheiro se valorizará independente se sua escolha for alugar ou vender. Haverá retorno.
Acrescente a isso o fato de que quando você compra na planta, o preço sai mais barato porque se inclui todos os perigos e imprevistos que podem ocorrer durante a obra. Depois que a construção é finalizada, o valor já aumenta porque esse risco não existe mais.
Por isso, analise bem a tendência do mercado, o local da construção, estrutura do imóvel e a região ao redor.
Como o apartamento ainda não está pronto, o valor é mais baixo por conta de todos os imprevistos que podem ocorrer. Assim você ganha poder de negociação. Ou seja, uma grande marca da compra na planta são custos são menores, você poder se planejar e as flexibilizações para a compra. O que pode tornar mais acessível sem perder a qualidade do imóvel.
Além disso, as construtoras geralmente oferecem vários incentivos para a compra. Por exemplo, diluir o valor de entrada em prestações enquanto a obra está em andamento. Diferente do imóvel já pronto que os 30% já tem que estar prontos para serem dados.
Ou no caminho inverso pode pagar uma entrada maior para reduzir o juros e as parcelas futuras. Depende do que é melhor para a pessoa e da preparação dela para a ocasião.
Comprar na planta se torna mais seguro e rápido. Como não houve moradores antigos naquele apartamento a burocratização não é tão grande. Afinal,estão vendendo uma promessa que você está comprando, mas com toda segurança garantida para ambos lados.
Diferente do imóvel já pronto que exige muito mais atenção a burocracia. Checar todas as documentações como certidões, registros, se está realmente disponível para venda ou está em inventário, se o pagamento dos impostos e taxas estão em dia assim como condomínios.
Isso exige tempo só para checar. Caso, tenha algo irregular ou atrasado será necessário mais tempo ainda para resolver.
Muitas pessoas sonham em ter um apartamento bem planejado, decorado e estruturado. Sabe, dar a sua cara ao ambiente. Os imóveis na planta facilitam isso de certa forma.
Primeiramente, porque algumas construtoras permitem até ter plantas mais flexíveis permitindo algumas mudanças no projeto. Claro, que nem sempre nada muito exagerado.
Depois, porque é possível escolher com as construtoras o material a ser usado. Por exemplo, qual tipo de piso será usado, o revestimento, os móveis planejados, azulejos. Ou seja, deixar de acordo com o seu gosto. Obviamente, isso deve se enquadrar no estilo do empreendimento mesmo que você possa adicionar itens premium.
Esse fator ajuda a economizar tempo e dinheiro com reformas que você teria caso fosse um já usado. Porque o apartamento já sai do seu jeito sem precisar gastar a mais por isso.
Comprar um apartamento novo exige a espera, mas por outro lado diminui a chance de muitos problemas. Pelo prédio ser novo tudo que está ali é novo como rede hidráulica, rede elétrica, elevador, entre outros.
Isso significa menos preocupações com manutenção como rachaduras, infiltrações,defeitos em materiais, entre outros. Ou seja, menos taxas extras em condomínios e problemas no cotidiano.
Só será exigido alguma finalização de detalhes que não foram cobertos pela construtora como mobília, decoração. Embora, muitas construtoras permitem customização de muitos aspectos como revestimento, cores de paredes
Além de que os prédios são pensados de acordo com a nosso pensamento de qualidade de vida contemporâneo. Ou seja, provavelmente terão mais áreas de lazer comuns e espaços que façam a diferença no cotidiano.
Como a compra de um apartamento exige tempo para entrega. Isso também pode ser benéfico, pois o comprador pode usar para planejar o financeiro de forma a quitar 70% que faltam do financiamento sem tanto aperto. Claro, se você não estiver pagando a entrada de forma parcelada.
Ainda assim há como analisar novas formas de rendas para ajudar no pagamento das parcelas ou até mesmo economizar para dar mais um bom valor diminuindo a quantia a se pagar.
Além de poder também se organizar melhor para a mudança. Afinal, se mudar nunca é a tarefa mais fácil. Precisa planejar móveis e decoração. A modificação na vida da família, porque às vezes a mudança pode levar a ter que escolher outra escola para o filho, outro curso que seja mais perto. Conhecer o local, a vizinhança. Pensar em uma transportadora depois de realizar as cotações.
Ou seja, repensar a vida e rotina. Quanto mais organizado e pensado for esse processo, mais fácil será se adaptar à nova realidade.
Se você puder esperar, essa é uma das opções que deve ser analisadas. Aqui expomos alguns pontos a serem pensados. Mas há muito mais. Por isso, pense, observe o que você precisa para poder fazer a melhor escolha.