O que está em pauta no financiamento?

Como pagar um apartamento?
15 de maio de 2020
Vale a pena morar perto do trabalho?
20 de maio de 2020

Pilares do Financiamento

 

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas. Porém, nem todas as pessoas possuem condição para comprar a vista. Ou muito menos a disciplina para juntar o dinheiro para conseguir dar esse passo. 

 

 A solução mais recorrente a isso é adquirir crédito para alcançar essa nova etapa tão esperada. Ou seja, financiar a compra do apartamento com as operadoras financeiras como bancos. 

 

Mas quais são os pontos do financiamento que se deve observar?

 

Prestações

 

No financiamento, como já falamos, adquire-se crédito. Isto é, pega-se dinheiro emprestado com uma instituição financeira. O objetivo é conseguir o dinheiro agora para comprar o imóvel e ir pagando parcelado a empresa escolhida. Mas precisa-se atentar que esse pagamento é dividido em juros, amortização e taxas adicionais.

 

Taxa de juros

 

Toda instituição financeira que lhe emprestar o dinheiro vai cobrar uma taxa pelo tempo que ficará sem esse dinheiro. Pois essa é a sua forma de ser ressarcida sem perder o valor em si em poder de compra.

 

Como assim? Ao invés de te emprestar, a empresa poderia aplicar em algum investimento que corrigisse a inflação e ainda desse lucro, ou até mesmo poderia usar com outras coisas.

 

Mas ela assume o risco de te emprestar mesmo você podendo não pagar em alguns. Por isso, a taxa de juros pode ser diferente. Porque ela vai avaliar de acordo com seu histórico de dívidas e pagamentos, renda familiar, idade, valor do imóvel. Quanto mais inseguro para ela de receber seu pagamento, maior será a taxa de juros. 

 

Amortização

 

A amortização da dívida nada mais é que o pagamento da parte em si do dinheiro que você pegou emprestado. Mas tudo que eu pago não é o pagamento do dinheiro? Não. Uma parte da dívida é apenas juros. Então, nem sempre ao se pagar você está amortizando a dívida de forma significativa. 

Taxas Adicionais

 

As taxas adicionais são as que mais variam de uma instituição para outra. Elas podem ser de custo administrativo das operações financeiras, seguro, outros serviços. Cada organização de crédito tem suas peculiaridades nesse sentido e seus produtos a serem incluídos. Por isso, vale ponderar.

O que eu faço?

 

Agora, você já os pilares que existem em um financiamento. Quando for analisar observe as taxas adicionais que são as que mais se modificam, portanto podem encarecer ou não. Observe as taxas de juros, pois elas ditam como a proporção da dívida. E principalmente, as prestações que serão o compromisso que terá que honrar todo mês. Para saber o que realmente cabe no seu bolso e funciona melhor. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.