As praias do Rio de Janeiro são seu cartão postal todo mundo sabe. Inclusive, é quase impossível não se render aos seus encantos e charmes. A beleza é deslumbrante. Palavras são pouco para descrever toda a imensidão incrível que é o cenário.
Porém, o que quem não mora aqui não sabe é que tem algumas que apesar da beleza, ninguém toma banho. Ou, por exemplo, que as praias são separadas em postos e alguns grupos tem seus postos específicos. Além de muitos outras curiosidades que só os locais sabem. Por isso, hoje vamos deixar registrado para vocês quais são as impróprias para banho na zona sul.
É a primeira praia que ninguém toma banho. A vista é maravilhosa, mas a água é super poluída. É a água da Baía de Guanabara. Por isso, esse espaço é mais utilizado para a prática de atividades físicas, andar de bicicleta ou coisas desse gênero pelos cariocas. Inclusive, outros bairros como a Glória são parte da mesma praia.
A segunda praia da zona sul na mesma linha é a praia de Botafogo. É meio que uma continuação da praia do Flamengo. A grande diferença, no entanto, fica a cargo que a movimentação até dos cariocas por ali é menor. Para não falar que não há uso para prática de atividade física, é o point das pessoas que jogam futebol de areia ou futebol americano.
A Urca diferente dos demais bairros tem duas praias. A primeira é a Praia Vermelha localizada perto do bondinho, também conhecido como Pão de Açúcar. Essa praia normalmente está com a água própria para banho, mas vale verificar antes.
A água é bem gelada como a maioria das praias cariocas. Por isso, pode ser válido fazer a trilha que tem ali do lado antes. Para depois ser só aquele mergulho refrescante. Afinal, é uma praia pequena e sem quiosques por perto. Então, nem sempre vale ficar muito por ali se tiver muito cheia.
Uma curiosidade é que a Urca é muito utilizada como cenário para books fotográficos. Só por isso dá para ter certeza que vale muito a pena conhecer.
Inclusive, a outra praia que circunda a mureta da Urca, ou orla da Urca, é um dos cenários mais queridos também. Só que as suas águas são impróprias para banho. Afinal, são as águas da Baía de Guanabara. Então, nem se empolgue de dar um mergulhe.
Por outro lado, se jogue para explorar, andar e conhecer tudo do bairro. Como já falamos aqui é um dos mais seguros do Rio de Janeiro.