A decoração de um banheiro pequeno a princípio pode assustar por não ter muito espaço. Ou melhor, parecer desafiadora, mas na verdade pode até ser mais fácil por você não poder acumular muita coisa por ali. O truque está em saber o que é essencial e em como aproveitar bem os espaços. Isso vale para outros cômodos como cozinha, quarto, varanda, entre outros.
Essa é uma regrinha bem batida já, mas é aquele clichê que precisa ser dito. As cores claras são ótimas não só por deixar o ambiente clean, mas por ampliar o espaço. A verdade é que os tons neutros como cinza, bege e principalmente o branco são dão a impressão de um ambiente maior.
Se você gosta é mais ousada e não gosta nada dessa ideia há outras soluções. Primeiro, você pode deixar as cores para os itens decorativos. Outra é escolher pastilhas de vidro ou espelhadas coloridas. Lembrando que nesse caso o melhor é aplicá-las na horizontal. Já falamos disso aqui no post sobre cerâmicas para banheiro.
Outra é escolher revestimentos diferentes. Tipo um porcelanato liso para o chão e um outro imitando pastilha mais brilhoso para as paredes. Ou escolher um revestimento colorido ou estampado que consiga dar a ideia de amplitude para a parede. Basta você analisar bem o seu gosto para adequar o ambiente.
Inclusive, se for estampado pense bem na escolha. Pois, se for forte pode pesar no ambiente. Já que um ambiente pequeno é mais fácil de parecer cheio ou com muita informação.
Se você é mulher sabe o quanto um espelho é essencial em um banheiro nem que seja aquele pequeninho. No caso da decoração de um banheiro pequeno, vai além da utilidade para os donos. Ele e os vidros em geral dão a ideia de um espaço muito maior. É só você pensar na famosa Confeitaria Colombo do centro aqui do Rio. Ela nem é tão grande, porém a ilusão de ótica muda toda a ideia sobre a dimensão do ambiente.
Por isso, talvez, revestir as paredes com algo nesse estilo pode ser truque que ajuda bastante. Da mesma forma que para aproveitar um espaço pode ser um boa ideia colocar o espelho na porta do armário. Afinal, seria como solucionar dois problemas de uma só vez.
Use e abuse de nichos e prateleiras. Eles são simplesmente o seu coringa para facilitar todo o procedimento. São a melhor forma de literalmente aproveitar todos os cantinhos a seu favor.
Por exemplo, use nichos no box. Converse com seu arquiteto e pedreiro sobre a possibilidade de fazer na parede mesmo o espaço do nicho e revestir. Aqui já ensinamos até a fazer um de palito de picolé. Todavia, nesse caso é melhor o da parede do que comprar o pronto / fazer um para colocar que tomaria um espaço ao invés de somar mais um lugar para colocar sabonete, xampu, condicionador ou seja lá o que você quiser.
Outra dica é colocar prateleiras acima do vaso sanitário. Um cantinho que nunca é utilizado e pode servir para colocar toalhas bem arrumadas ou produtos de higiene em cestinhas bonitas. Isso tudo, focando no fato de que seu gabinete provavelmente não terá espaço para comportar tudo o que precisa estar ali. Inclusive, já falamos aqui sobre como escolher um gabinete. Contudo, o combinado é que só o essencial irá para lá, não é mesmo? Nada de acumular. Se inspire na foto abaixo que segue o estilo guarda roupa aberto.