Como saber o valor venal do imóvel é uma dúvida que percorre muitas pessoas ao pensar na compra de um apartamento e até mesmo no pós compra. Afinal, esse valor determina alguns valores a serem pagos no processo de compra e também no pós compra como os impostos.
Então, é essencial ter uma noção dessa questão. Mesmo que não afete diretamente o preço de mercado do seu imóvel.
É uma avaliação de quanto vale aquele imóvel de acordo com a estimativa do poder público. Ou seja, o governo como por exemplo a prefeitura faz um cálculo de quanto aquele imóvel pode valer. Mas esse preço não necessariamente condiz com o valor de venda. Nem é utilizado para estimativa nenhuma direta da venda como financiamento.
O valor venal serve para a prefeitura e demais órgãos públicos poderem ter uma base de cálculo para impostos. Por exemplo, se você já é dono de um imóvel o IPTU é calculado em cima dessa média de valor. Agora, caso você vá comprar um imóvel, o ITBI será calculado em cima do valor venal. Em tentativa de regularização, ele poderá ser atualizado. Em caso, de doação de imóvel em vida, ele não é utilizado.
Normalmente, é um valor abaixo do mercado por levar em conta apenas algumas características do imóvel.
O valor venal é um cálculo simplificado com as variáveis estipuladas por lei. A fórmula é:
V=A.VR.I.P.TR.
Sim, o valor venal não altera o preço em si do seu imóvel se for vender, portanto também não interfere diretamente no valor de compra.
O valor de compra é regido pela lei da oferta e da demanda. Ou seja, o maior impacto diz respeito ao mercado imobiliário estar aquecido ou não. Principalmente, na região em questão. Se o bairro for atrativo pela infraestrutura, segurança, é provável haver muito mais pessoas procurando para morarem ali. Logo, há mais propostas. Sendo assim há o preço sobe já que não haverá provavelmente imóveis para todos que querem morar ali.
Os impostos sobre a venda serão em cima do valor de mercado e não do valor venal.