Como pagar um apartamento?

Como o mercado imobiliário está enfrentando a pandemia?
13 de maio de 2020
O que está em pauta no financiamento?
18 de maio de 2020

Quais as principais formas de pagar um apartamento?

 

Ter um cantinho todo seu é o sonho de muitos brasileiros. Chegar na sua casa, poder arrumá-la do seu jeito, mexer no que quiser é um passo e tanto na vida de qualquer pessoa. Demonstra uma responsabilidade maior e uma certa maturidade. 

 

Por isso mesmo como adultos sabemos que as decisões devem ser analisadas antes de tirar do papel até porque tudo tem um preço. Comprar um apartamento não foge a essa regra. Pelo contrário, exige muito mais dela e do planejamento financeiro.

 

Por isso a dúvida mais crucial é como vou pagar o meu apartamento. Existem várias formas e vamos falar um pouco delas para ajudar vocês a se planejarem melhor. Analisem o que melhor se enquadra dentro da sua realidade.

 

Financiamento

 

Financiamento bancário

 

O financiamento bancário consiste em uma instituição financeira de crédito como bancos conceder o valor para você comprar o apartamento desejado. Primeiramente irão analisar sua possibilidade de pagamento do valor das prestações de acordo com sua vida. Visto que nessa modalidade há uma entrada e o resto é parcelado. 

 

Uma ótima solução para você que não tem como pagar de uma vez ou não conseguiria juntar o dinheiro sem ter um compromisso como uma prestação. No entanto, vale lembrar que pagará taxas de juros sobre o valor financiado. Além de que se não pagar as parcelas a casa irá a leilão pelo banco.  

 

Financiamento com a construtora

 

Algumas construtoras financiam os próprios imóveis que produzem. Isso pode possibilitar uma maior negociação do que as esperadas por um banco. Essa é uma tática muito comum em empreendimentos comerciais e loteamentos, mas também possível em moradias. 

 

O ponto a se ponderar fica na questão de que essas empresas geralmente financiam por um período menor do que os bancos, pois seus recursos são mais limitados e não contam com certas garantias como FGTS que os bancos possuem acesso. 

 

Além disso deve se prestar atenção às taxas de juros, já que é normal usar um índice de correção durante a obra e outro depois de pronto. 

 

Mas o que são esses índices? 

 

São os índices que corrigem a inflação, taxa que mede a variação dos preços,  e servem para o cálculo do juros que deverá ser pago. Ou seja, ao usar o índice Nacional de custo de construção (INCC) a correção é de acordo com a inflação do setor de construção. Já com o índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA) o valor de correção será outro valor. Cada índice levará a um valor de pagamento.

 

Consórcio

 

O consórcio baseia-se no conceito de reunir um conjunto de pessoas por um tempo para poupar em grupo. Assim sua estrutura está em cada uma das pessoas pagar parcelas mensalmente ou como foi acordado para todos poderem comprar o que querem. Sendo a cada mês escolhido as pessoas, por sorteio ou lance, para receberem o valor total. 

 

Dessa forma, entraram na graça das pessoas por poderem financiar 100% do valor, não ter taxa de juros e o valor de compra ser corrigido com o tempo. O que existe é só uma taxa de administrativa que compensa, visto que quando você for comprar o bem terá as regalias de um pagamento à vista. 

 

Pagamento à vista

 

A última forma de pagamento talvez seja a menos acessível a todos. Exige muita disciplina para juntar todo o dinheiro durante o tempo necessário. Sem falar que nesses valores é necessário incluir os valores da documentação e do processo de mudança. 

 

Porém, você tem muito mais poder de negociação do que nas outras. É mais fácil conseguir um desconto com o proprietário e com o cartório de até 50% se for primeiro imóvel.

 

E agora?

 

Chegou o momento de analisar seriamente suas características com relação ao dinheiro. Faça as perguntas certas, responda sinceramente e elabore seu planejamento com metas reais. Esse é um projeto de longo prazo. Lembre-se que será muito tempo de dedicação, mas recompensa. Então, faça as contas para saber o que vale mais a pena no seu orçamento. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.