Organizar os livros na estante vai muito além de só decorar o ambiente. Na verdade, envolve encontrar uma lógica que facilite sua vida para poder conservar assim. Primeiramente, você deve responder como procura o que vai ler na sua estante. Para depois pensar em como colocar isso em nichos, prateleiras ou estante.
Sem falar que deve pensar bastante na higienização. Pois, as vezes pode ser melhor que tenha portas em algumas partes da estante para ajudar a não acumular tanta poeira.
Mas vamos falar sobre as forma de organizar os livros na estante . Valendo ressaltar que você pode unir várias formas e compor com outros itens de decoração para deixar mais a sua cara e estilo. da mesma forma que ocorre no caso de guarda roupa aberto e pode ser feito em outros espaços da sua casa que já falamos aqui como cozinha, quarto, banheiro ou até mesmo em adaptações para a pandemia. Afinal, o que importa é usar e valorizar a arquitetura e decoração a nosso favor.
Essa primeira sugestão é muito tradicional. Você separa os livros por ordem alfabética. Assim se você é uma pessoa que procura pelo título do livro fica bem mais fácil de encontrar.
A segunda forma sugerida envolve mais um apelo visual. Então, se você possui memória visual pode te ajudar bastante. Ou também se for o tipo de pessoa que se preocupa em como compor seu ambiente físico de uma forma melhor. Esse é o melhor caminho. Afinal, quando você olhar estará todas as cores juntas e seguindo uma ordem de tamanho.
Esse método já funciona melhor se você é o tipo de pessoa que procura os livros pelo tipo de gênero. Ou seja, aquela pessoa que sabe só o tema que quer ler como romance, ficção, gramática, finanças, entre outros. Não é a toa que é o modelo mais usados em livrarias e bibliotecas.
Quem tem o hábito de ler sabe que acaba comprando mais livros do que consegue ler. Então, sempre tem em casa aqueles livros não lidos ainda. Portanto, essa é uma maneira de te ajudar a ter noção até para não sair comprando demais.
Uma sugestão é até colocar também em ambientes separados. Os não lidos em um criado mudo ou algo do gênero para você poder dar uma preferência maior. Fica a seu critério.
Essa forma já toca na questão do que é totalmente funcional para você. Por exemplo, você pode separar na sua estante de forma que a primeira prateleira seja os clássicos que você quer para a vida toda. A segunda já seja as que você não tem tanta certeza se quer para sempre. A prateleira a nível dos seus olhos, os livros que você mais usa. Enquanto, a última prateleira para os que você trocará no sebo.
Use e abuse de outras coisas para compor as prateleiras de forma harmônica. Não hesite em por luzes, porta retrato, pelúcia, quadros, plantas, relógios e até mesmo bijuterias.
Até para equilibrar a questão do peso na prateleira. Nem toda madeira da estante suporta muitos livros pesados sem dar uma leve entortada. Então, repare no material se é reforçado ou não. Caso não seja, equilibre o peso e deixe os livros mais pesados para mais perto do chão.
Além disso se a estante divide ambientes, como ocorre muito em estúdios, é bom misturar realmente os pertences para não pesar tanto a visão pessoalmente. Porque uma estante só de livros passa uma imagem mais séria dependendo de como for.
Vale ressaltar também que você deve prestar atenção a forma que coloca os livros para não danificar. Por exemplo, livros inclinados na prateleira não é bom porque podem danificar. O melhor é colocar deitado ou em pé. Se for necessário compre um suporte para livro até. É o mais certo a se fazer.