Como juntar dinheiro para comprar um apartamento?

Ideias de quarto de adolescente feminino 4
Ideias de quarto de adolescente feminino
7 de agosto de 2020
bairros da zona sul do rio
Bairros da zona sul do Rio de Janeiro para morar ou férias
12 de agosto de 2020
Como juntar dinheiro para comprar um apartamento?

Juntar dinheiro para comprar um apartamento não é fácil. Exige uma disciplina e um esforço para conseguir alcançar o objetivo. Por isso, apesar de ser um grande sonho, muitas pessoas não consegue atingir a meta. 

 

Não é algo impossível. Os benefícios na verdade compensam bastante. Mas exige uma quantia de dinheiro bem alta para a maioria dos brasileiros. Dessa forma, hoje vamos dar dicas sobre como juntar dinheiro para conseguir comprar um apartamento. 

 

Isso independente de assuntos já bordados aqui  como forma de pagamento escolhida, ou do valor de entrada ou uso do FGTS. Esses fatores alteram só o quanto você deverá economizar a mais ou  amenos.

 

1- Conheça seu orçamento

 

Muitas pessoas acham que conhecem seu orçamento financeiro, mas na verdade possuem uma falsa ideia do valor exato. O orçamento que estamos falando aqui não é quanto você recebe, mas sim o valor líquido que possui em suas mãos para poder saber o quanto é possível juntar. 

 

Vamos melhorar essa história. O valor líquido é quanto você possui depois que desconta todos os outros valores fixos que deve pagar. Por exemplo, no valor que entra do salário, você deve descontar o aluguel, plano de saúde, escola das crianças e todas as outras despesas essenciais. 

 

Só assim saberá exatamente o que sobra para outras gastos mais supérfluos e para economizar. O que nos leva ao segundo passo. 

 

2- Relacione todos os seus gastos

 

Nessa parte, é necessário que você seja bastante sincero. Se você omitir algumas coisas, o número provavelmente não irá fechar com o seu salário. O que é um erro. 

 

Você irá relatar tudo o que você gasta do seu salário incluindo aqueles custos fixos que não podem ser cortados do item anterior. Aqui precisa entrar todos aqueles seus vícios pequenos que parecem insignificantes. Como é o caso do chocolatinho de todas as tardes, o cafezinho na rua, a cerveja do dia a dia, entre outros. 

 

Apesar de parecerem insignificantes no final do mês podem fazer a diferença. Não necessariamente terão que ser cortados. O chocolate, por exemplo, pode ser reduzido ou quem sabe comprado mais barato. Se você compra na lanchonete que é mais caro, pode comprar uma caixa dele em uma rede de atacado ou no supermercado. 

 

Essas pequenas diferenças e trocas para quem está precisando economizar podem ser a chave para conseguir realizar o sonho. Até porque será muito tempo economizando, portanto você não conseguirá continuar persistindo se cortar tudo de uma vez. 

 

O desânimo uma hora irá te abater e essas pequenas coisas podem te animar. Por isso, seja muito verdadeiro nessa parte. 

 

3-  Defina prioridades para juntar o dinheiro

Depois de conhecer seu orçamento e relacionar seus gastos, é inevitável que você terá que definir prioridades. Isso nada mais é que colocar as outras metas que envolvem gastos além do objetivo de comprar um apartamento. 

 

É mais ou menos seguindo a linha do item . Só que nesse caso, você irá colocar os gastos como uma pós graduação, viagens que desejam fazer, ou seja, todos os outros planos que envolvam gastos. Preferencialmente, os que se relacionam com gastos maiores. 

 

Assim você poderá ter uma ideia melhor de qual desses projetos é essencial e qual pode ser adiado. Por exemplo, a pós pode ser vista como um investimento para você ganhar um salário maior. Logo, seria vantajoso você não adiar. Pois com uma renda maior e os mesmos gastos, sobraria mais dinheiro para ser guardado. Ajudando a comprar o apartamento mais rápido. 

 

4- Defina um período para juntar o dinheiro para comprar o apartamento

 

Essa etapa do planejamento, você irá trabalhar só definindo metas. Ou seja, depois de ter toda a realidade exposta na mesa. Agora, você irá determinar dentro do possível na realidade o quanto guardar por determinados períodos de tempo para alcançar o valor esperado. 

 

É interessante você trabalhar com metas de curto, médio e longo prazo. Melhor dizendo metas de guardar dinheiro para semanas, meses e anos. Pois assim você pode se sentir motivado e continuar a persistir no objetivo. Por isso, trabalhe com metas de valores e tempo reais. 

 

Outro fator muito importante é que você considere se habituar a guardar 30% da sua renda. O motivo é bem simples. Se você quer comprar financiado e só está juntando dinheiro para a entrada, saiba que as prestações do financiamento ficam em torno de 30% da sua renda salarial. Isso independente da tabela ou tipos de financiamento, pode conferir nas respectivas matérias aqui no blog clicando nas palavras em azul. 

 

Então, obviamente, se você tiver acostumado a poupar isso, será mais tranquilo quando tiver as prestações nesse valor para pagar. Vale lembrar que um pensamento que ajuda é considerar esses 30% como gastos fixos que não podem ser mexidos desde o início quando está se juntando para a entrada. Assim você não se auto sabota. 

 

5- Controle seus gastos para juntar dinheiro para comprar um apartamento

 

Esse item é o essencial. Controle seus gastos para conseguir alcançar o objetivo. Uma dica é usar esses aplicativos financeiros que você consegue relacionar os gastos ou o caderninho se você for dos mais tradicionais. 

 

Ao expor em planilhas você conseguirá notar exatamente onde está exagerando ou saindo o desperdício. Dessa forma, conseguirá fazer as trocas que citei no item 2 ou até mesmo evitar as compras por impulso. 

 

Um exemplo clássico é ir passear no shopping. Você irá acabar voltando com algum produto que já tem em casa, ou gastando com alguma besteira, ou apenas por impulso mesmo. 

 

Pense sempre no seu foco. Será que você precisa mesmo comer tanto na rua ou pedir por aplicativos? Será que precisa mesmo daquela roupa da moda? É hora de balancear e também fazer alguns sacrifícios Até o meio ambiente pode agradecer por você se tornar um pouco mais minimalista. 

 

Se você realmente quer isso, comece o quanto antes. Assim você adianta a conquista desse sonho. Não é sobre o quanto ganha, mas sobre como administra esse dinheiro. Se você ganhar muito e gastar muito, provavelmente não conseguirá realizar esse sonho. É questão de pesar o que realmente você quer e aprender a usar o dinheiro a seu favor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.