A vida nos centros urbanos nem sempre permitem acesso ao verde facilmente. Pelo contrário, vivemos cercados de prédios e na correria nem reparamos a falta que isso faz.
No entanto, com a pandemia, ficamos mais em casa e começamos a notar a importância que esse aspecto tem.
Por isso, hoje, vamos falar da horta vertical. Nada mais é que aproveitar um espaço dentro do seu apartamento para plantar e colocar um pouco de verde na sua vida. Além de ser uma distração é uma forma de melhorar sua alimentação. Visto que ao plantar o que você irá comer há a segurança da qualidade do alimento já que não terá agrotóxicos por ser cultivado pelo próprio dono.
Traduzindo: Chega de desculpas. Nada de “não tenho espaço”, uma parede já serve.Ou “não tenho vasos”, garrafas pet podem servir. O que ainda trará mais sustentabilidade. O novo pode assustar, mas traz muito benefícios. Basta colocar a mão na massa.
A horta vertical ou horta suspensa consiste em uma técnica de jardinagem que permite plantas crescerem sendo penduradas ou suspensas. Pode ser recostado na parede ou não. Além da possibilidade plantar verduras, legumes, temperos, hortaliças, ervas, a sua escolha.
São usados em lugares sem espaço. Principalmente, por quem busca uma vida mais saudável e natural.
Primeiro, você deve escolher um espaço pensando em fatores. Porque a natureza por si só sem trabalho, dedicação e planejamento não fará crescer lindas plantas. Cuidar e pensar é pré requisito necessário. Tem que ser funcional, além de decorativo.
O primeiro fator é a luz do sol. De preferência a espaço com luz solar. Principalmente, se a luz incidir mais durante a manhã. Porque, por exemplo, se incidir mais a tarde que normalmente é mais forte pode queimar suas plantas. O que não é seu objetivo.
Mais importante que isso é o fato que isso pode determinar o que você poderá plantar. Já que há espécies que gostam mais de luz e outras de sombra, algumas precisam de mais intensidade, outras nem tanto. Então, deve ser bem pensado. É um ponto chave para determinar a sua horta.
O tamanho das plantas a serem plantadas devem ser levados em conta, visto que uma planta é diferente da outra. Por exemplo, há as que possuem raízes mais profundas e outras que não. Isso afeta no espaço que você tem disponível, no vaso que você irá usar.
Então, tem que ser analisado para poder comportar bem a planta em questão e ter como crescer bem. Caso contrário, ela não irá se desenvolver. O que não é sua intenção.
Além de determinar o estilo da sua horta, eles também são os responsáveis pela acomodação e potencial de crescimento como já foi mencionado um pouco acima. Por isso, ter em mente as raízes das plantas são essenciais.
Assim vasos comuns são usados geralmente por poder plantar várias espécies ou uma quantidade maior de só um tipo. Já os meia luas são geralmente mais para paredes.
Os vasos alternativos como garrafas pet, calhas, potes de vidro, caixotes, canos PVC tornam tudo mais sustentável. Porém, não comportam certas espécies. É precisarão de um meio para serem dispostos na parede.
Os vasos adicionais são floreiras e paletes que podem ser adicionados para criar mais um estilo e praticidade.
Além disso é preciso observar o material que os compõem, porque alguns facilitam mais a absorção da água enquanto os outros dificultam um pouco mais esse processo. Isso porque alguns materiais retêm mais a água ali no espaço. Por exemplo, os vasos de cerâmica roubam a água, mas podem ser impermeabilizados para cortar esse efeito e não atrapalhar seu cultivo.
Esse é um ponto muito importante. Mesmo com todos os outros pontos para a escolha das plantas no espaço e no vaso ideal para crescerem, é preciso pensar que só se deve plantar no mesmo vaso plantas adaptadas a características semelhantes. Por exemplo, plantas que precisam de sol e outras que não precisam tanto. Já se sabe que uma vai acabar morrendo.
Outra coisa é plantar na mesma jardineira alguma planta que é capaz de impedir o crescimento da outra como por exemplo manjericão e hortelã. Pesquise antes para depois não ficar sem entender porque não deu certo.
Fora isso, para sua horta ser um sucesso é preciso regar, mas prestando atenção a necessidade de água da planta. Irrigar demais também levar a morte da sua planta. Uma dica é ver e sentir se a terra está úmida ou não.
Adubo é essencial para a terra que sua planta irá crescer. Uma opção interessante é fazer uma composteira, porque aí você já utiliza o lixo e torna todo o processo mais sustentável. Mas sempre pensando na quantidade para não matar sua planta.
Além disso preste atenção para prevenir de insetos que não sejam bons para sua horta. Há inclusive soluções caseiras para isso.
Uma outra dica é usar sementes de coisas que você já tenha em casa. Como separar as sementes do tomate. Para isso é bom saber quais você planta por broto de raiz ou muda, galho.
Pesquise sobre as plantas que melhor podem se adaptar ao seu espaço e o que ele ofereça. Adquira o que é necessário e não possa ser improvisado. Depois é mão na massa e continuar cuidando todos os dias.
Foto garrafa pet: https://br.pinterest.com/pin/833377106030105135/
Foto caixote: https://br.pinterest.com/pin/425801339766770955/