A escolha da cerâmica para parede de cozinha sempre envolve algumas dúvidas. Não importa se o ambiente é pequeno ou grande, algumas questões estarão ali. Afinal, o revestimento é uma etapa muito importante, pois ajuda a prevenir vários problemas como mofo, infiltração, entre outros. Por isso, a decisão deve ser tomada da melhor forma possível de acordo com as qualidades e características que melhor lhe atendem.
Os pisos para a cozinha devem ser práticos e resistentes por se tratar de um ambiente muito utilizado da casa. Não há como fugir da busca, por exemplo, de um material fácil de limpar. Porque as pessoas entram e saem desse espaço toda hora. Sem falar que na hora de cozinhar sempre suja algo. Agora, imagina se for um material difícil de limpar que tortura irá ser?
Por isso, pensar na manutenção e durabilidade é essencial. Até porque da mesma forma que você quer limpar de forma mais fácil, também não quer estar sempre fazendo obra ou tendo problema com o revestimento. É um investimento a ser feito esperando um retorno prolongado. Então, terá que gastar em materiais de qualidade.
Como já falamos aqui sobre o banheiro e até sobre a sala, as cores ajudam muito na questão de limpeza e de ilusão do espaço. Cada cor traz uma imagem e uma sensação. No caso, da cozinha é comum usarmos os pisos na parede por serem mais fáceis de limpar sujeira e até a própria gordura. Existem diversos tipos de pisos que podem ser usados desde lisos a estampados.
Tudo dependerá do que você quer passar e o que combina contigo. Porém, é válido ressaltar que cores mais escuras causam a impressão de um ambiente menor e podem pesar a atmosfera de um ambiente que normalmente tende a ser aconchegante por reunir as pessoas. Tudo isso também depende das demais escolhas feitas para compor o ambiente.
O tradicional é as pessoas escolherem algum detalhe colorido ou estampado para a cozinha. Até porque dependendo de como isso foi trabalhado traz a ideia de conforto que as pessoas esperam desse ambiente. Afinal, um cômodo que produz tantas coisas gostosas não pode ser um ambiente não convidativo.
Quando falamos de obras sabemos que os gastos já são elevados, então toda economia é bem vinda. Por isso, é possível reduzir alguns gastos nesse quesito sem prejudicar a qualidade ou o seu sonho.
Uma estratégia para isso é não revestir toda a parede de piso como se fazia antigamente. Por exemplo, atrás de armários não há essa necessidade da cerâmica estar ali para proteger, portanto pode ser retirado do projeto. Da mesma forma que atrás da geladeira ou lugares que não tenha nada.
Nesses locais que não for utilizado o piso pode haver só a pintura da parede mesmo. De preferência uma tinta acrílica, pois resiste mais a umidade que esse ambiente possui. Evitando maiores necessidades de retoque futuros.
Vale ressaltar que ao utilizar a pintura nas paredes sem nada, perde-se a questão da facilidade maior de limpeza e a oportunidade de decorar melhor o ambiente de forma harmônica. Visto que atrás de fogões e pias é necessário ter uma cerâmica impermeável para proteção da água e gordura, mas só de diminuir o espaço dos armários já é uma economia expressiva.