Indubitavelmente um dos pontos turísticos mais populares do Rio de Janeiro e também do país, a praia de Ipanema é local de visita obrigatória para turistas de todo o globo. Além de sua paisagem exuberante, extensa faixa de areia, que se encontra sempre tomada por praticantes de diversas atividades e esportes e, também do seu memorável calçadão, a praia de Ipanema possui uma história riquíssima, repleta de curiosidades
Certamente você já escutou a música “Garota de Ipanema” em algum momento da sua vida, ou até a possui em sua playlist favorita. Essa é uma das músicas mais ouvidas e reproduzidas no mundo inteiro, e tem uma história interessante por trás de sua famigerada letra. No ano de 1962, durante um dia qualquer, dois dos maiores artistas de MPB da história do Brasil, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, estavam caminhando pela praia de Ipanema, quando se depararam com uma bela moça que por lá passava. A cena, apesar de ser, teoricamente, algo comum, saltou tanto aos seus olhos que, a beleza da garota conhecida como Helô Pinheiro os inspiraram a compor a canção.
A praia também acolhe pessoas de todos os tipos e gostos. Seus 2,6 quilômetros de extensão de sua areia abrangem três postos, são eles os postos de número 8, 9 e 10. Apesar de ficarem “encostados” uns nos outros, cada um deles é visitado por públicos diferentes e com intuitos distintos. No posto 8, encontram-se pessoas mais jovens que estão lá com intenção de fazer novos amigos além de, é claro, curtir a praia. Já o posto 9 é muito conhecido por ser um dos principais pontos GLS, também conhecido como gay-friendly, da cidade. É um local muito procurado pelos LGBTs, que muitas vezes não se sentem a vontade quando em público, porém não no posto 9. Mas o local não se restringe apenas a isso. É um ótimo lugar para curtir a praia e fazer novos amigos, pois está sempre muito cheio e todos são muito bem recebidos. O último posto, o de número 10, é mais frequentado por moradores do bairro ou turistas, que querem apenas relaxar. Isso se da porque é uma região da praia que geralmente não fica muito cheia, fazendo assim com que ficam ali tenham mais privacidade.
Claro que não podíamos deixar de falar do ilustre Calçadão de Ipanema. Referência para muitos músicos, arquitetos e paisagistas, ele se estende por toda a faixa de areia. Foi fundado nos anos 60, a partir de um projeto do arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho. Mas foi durante a década de 70 que, graças ao grande movimento de jovens na época, ganhou a fama de ser um lugar perfeito para encontrar os amigos para bater um papo ou tomar um chope, além de ter se tornado um ponto turístico referência da cidade, atraindo muitos viajantes para a região.
Definitivamente a praia de Ipanema é um dos locais mais peculiares da Zona Sul do Rio. É um ponto de encontro para amigos e família que satisfaz todos os gostos. Rico em história e atividades de lazer, podemos dizer que, tanto para quem mora no Rio, quanto para quem está aqui de visita, é um dos lugares que não se pode deixar de lado quando se está fazendo a sua lista de passeios.