Arandela é uma forma de iluminação indireta que pode ser colocada de forma estratégica para ajudar a enriquecer o ambiente. Obviamente, não só por decorar ou trazer um certo estilo, mas também para trazer praticidade. Afinal, luzes em lugares certos nos ajudam na realização de muitas funções na casa. Só lembrar do exemplo da luz de LED.
É um tipo de luminária que normalmente é fixada na parede. Sendo muito utilizada para projetar a ideia de conforto, aconchego, sofisticação. Não podendo contudo ser a única opção de iluminação. Ela é mais um recurso de iluminação possível, mas não deve ser o central. Visto que a arandela possui luz difusa ou indireta.
Assim é um apoio. Já que a luz difusa é diminuída por haver algo em sua volta para suavizar, mas ainda assim espalha-se sem sombras. Enquanto a luz indireta é direcionada a um lugar e depois refletiva, o que também a deixa mais suave.
Por isso, analise bem a arandela que será utilizada em cada ambiente. Para acertar o tipo com a necessidade em questão. Já que um espaço para leitura exige uma luz mais forte e direta do que um que só quer chamar a atenção para um revestimento ou detalhe da decoração.
Primeiramente, é bom conversar com uma arquiteta. A valorização dessa área é essencial para uma casa mais funcional e prática de acordo com suas necessidade. Até porque deixar a iluminação para o final não é o mais correto.
O projeto de iluminação deve ser pensado desde o início até para evitar problemas sobre ser viável ou não se tudo já estiver pronto. Porém, algumas áreas são mais comuns de utilizar esse recurso. Por exemplo, corredores, varandas, jardins, quartos, banheiros e salas.